CARTA AOS EX-ALUNOS

Prezados Ex-Alunos do IPT

Com esta carta queremos intensificar e melhorar nossa comunicação com vocês e pedir seu apoio para algumas necessidades urgentes dos estudantes de teologia e de reformas no antigo prédio do IPT.

Assim, enviamos essa carta pelo correio, mas também gostaríamos de fazer um envio eletrônico para aqueles que aceitarem ler o AltschuelerBrief e as correspondências nos seus computadores ou celulares. Nossa intenção é poupar papel para sermos ecologicamente corretos e também diminuirmos os custos de correio, mas para tanto pedimos que entrem em contato com o Gilberto Winter [gilrwin@hotmail.com], coordenador do site, para informarem seus endereços eletrônicos. Lamentavelmente alguns ABs estão retornando, devido à mudança de endereço postal não informado. É óbvio que continuaremos enviando material pelo correio para quem não tiver endereço eletrônico e para os que queiram recebê-lo impresso. Ninguém vai ficar sem informação. E seremos muito gratos se alguém quiser assumir os custos do próximo Altschuelerbrief. O custo é em torno de 2800,- reais para impressão de 800 exemplares.

A diretoria está se reunindo mensalmente para decidir os assuntos a serem resolvidos, como por exemplo, a organização do Dia dos Ex-Alunos ou o destino do dinheiro confiado a nós. Vale lembrar que a diretriz em assembléias anteriores é investir em pessoas e não em obras. Mas o prédio H, que é o antigo IPT, necessita de reformas e lamentavelmente não há recursos suficientes. Assim, colocamos a possibilidade, para quem quiser e puder mostrar a sua gratidão pela vida bem sucedida devido ao estudo e à educação recebida no IPT, de fazer doações vinculadas e específicas para as obras de reforma do antigo IPT. A administração da EST nos informou as prioridades para dar continuação às obras previstas:

  1. A) Conclusão das reformas do 4º pavimento do prédio H. Essas reformas contarão com o apoio parcial da Igreja Evangélica da Baviera. Havendo, assim, a necessidade de complementar os recursos para as reformas, sugerimos que a Associação dos Ex-Alunos contribua com o item:

Rede elétrica: material e mão-de-obra 21.600,00 –

  1. B) As reformas das salas do 2º pavimento ainda não têm apoio:

Substituição de assoalho em 08 salas de aula – valores estimados para 320m² – materiais (tábuas e lixamento) e serviços de mão de obra – 44.800,00

Para as obras já tinha sido feito uma doação vinculada de 18.000,- reais para a campanha “Iluminar os caminhos da EST,” que já foi repassada para EST com a finalidade específica de trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED; assim a EST economizará energia elétrica.

Podemos ler o histórico e o andamento das obras no final deste texto.

  1. C) A tecnologia está avançando e a comunicação entre países distantes parece não ter limites. Assim já estamos transmitindo o culto no Dia do Ex-Aluno via internet aos ex-alunos residentes no mundo inteiro. No próximo Dia do Ex-Aluno prevemos uma palestra sobre

A Face Desconhecida de Lutero

que gostaríamos de transmitir para vários grupos mundo afora e que também ficará disponível como material de estudo para os estudantes em forma de DVD. Para esse empreendimento a EST necessitaria de uma câmera de filmagem com requisitos mais avançados. O orçamento da filmadora ficará em torno de 7000,- reais. E, pensando bem, de qualquer forma a presença das F.EST em vídeos na internet é imprescindível.

Fizemos uma reunião com P. Rodolfo Gaede, responsável pelo FAPET (Fundo de Apoio para Estudantes de Teologia), e com o Pastor dos Estudantes Antônio de Oliveira para vermos as prioridades das necessidades dos estudantes. E vimos que a necessidade maior é a falta de oratória e comunicação, como a formação na língua portuguesa, a falta de conhecimentos gerais e da habilidade de se organizar – enfim, elementos e habilidades que aprendemos no IPT, mesmo vindo de lares mais humildes. A AEAIPT já cobriu as despesas de um curso de oratória e comunicação como também algumas aulas de língua alemã para estudantes que farão semestres de intercâmbio na Alemanha.

Recebemos uma lista do CADES (Centro Acadêmico Dr. Ernesto Schlieper), que pediu uma ajuda financeira para a) bebedouros, b) kit de primeiros socorros com um aparelho de pressão, c) uma máquina de lavar roupa, d) um computador. Na última reunião da Diretoria pensamos que poderíamos pedir aos Ex-Alunos computadores que deixaram de ser usados e que ainda funcionem. Assim o CADES poderia instalar uma sala de estudos e de pesquisa para os estudantes mais humildes que não têm a possibilidade de adquirir uma máquina própria.

Na última assembléia da nossa Associação, em abril, tinha sido aprovada a restauração das quadras de esportes. Mas os orçamentos foram elevados demais. Como o professor Werner Hoefelmann está fazendo um ótimo trabalho de mutirão com os estudantes, resolvemos contribuir somente com os custos de material e do pedreiro para dar as devidas orientações. O mutirão será feito no começo do ano que vem, já que agora é época de provas.

A respectiva conta bancária para todas as doações vinculadas ou não vinculadas a uma demanda específica acima é: Banco do Brasil, Agência: 0185-6, Conta corrente: 69163-1.

É imprescindível que enviem para o nosso tesoureiro Gunther Sydow: g.sydow@yahoo.com.br um aviso sobre a data, o montante e a finalidade da doação.

Agradecemos por sua atenção e esperamos vocês no Dia dos Ex-Alunos, que queremos festejar com muita alegria. Vejam a programação no próximo AB.

Abraços,

Christiane Schlupp,

Presidente da Associação dos Ex-alunos do IPT.

São Leopoldo, Dezembro 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *