Leandro Silva Telles 1946-48

Nasceu em Alegrete, em 1929. Faleceu a 9 de junho 2017, em Porto Alegre. Estudou Direito, História e outras. Posteriormente estudou Teologia Luterana (EST), na década de 60.  Sempre foi um membro ativo e interessado nas coisas da comunidade de Porto Alegre. Dedicou-se à historiografia alemã de Porto Alegre (por essa motivação estudou teologia conosco).

Leandro  escreveu o magistral livro “Hospital Moinhos de Vento 1912-1972″ com muitas fotos.  Escreveu, no mesmo estilo, o livro ” Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha – 1858/1974″. Aos 100 anos do Colégio Farroupilha, este livro serviu de base para um Livro/Álbum fotográfico. Além disto (se não me falha a memória) escreveu um livro igual sobre o “Deutscher Turnverein – SOGIPA”, do qual não tenho um exemplar.

Leandro esteve em muitas comissões na CEPA (Comunidade Evangélica de Porto Alegre), ajudando a organizar a Comissão do Acervo Histórico da CEPA, a Comissão de restauração da Igreja Christo no Leprosário, etc, sempre animando com sua memória e documentos que colecionava.  Seguramente, na sua casa há mais documentos históricos guardados,  do que podemos imaginar, que poderiam enriquecer o Arquivo Histórico da IECLB, do Sínodo Riograndense e do IPT.

             Carlos F R Dreher 1956-61

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *